domingo, 20 de março de 2016

Entrevista, com Sol, realizada por Fabio

Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016.

Entrevista com a engenheira de sistemas Solach Mayorca sobre sua pesquisa de mestrado. 



Solanch Mayorca, mestranda em Ciência da Computação, nos fala sobre a importância da análise de correlação de imagens e suas aplicações potenciais.

1. Qual é o tópico da sua pesquisa?

R: O tópico da minha pesquisa é a análise da técnica de correlação digital de imagens,  mais conhecida como DIC pelas siglas em inglês digital image correlation, para medições de deslocamentos em vigas em balanço.

2. Por que decidiu estudar esse assunto?

R: No departamento de Engenharia de Sistemas e Automação há duas linhas de pesquisa. A primeira é a inteligência computacional, modelagem e automação de sistemas e a segunda é o processamento digital de sinais e visão de máquina. Quando eu tive a oportunidade de escolher uma área de estudo, quis fazer uma coisa nova e decidi pesquisar a área de processamento digital de imagens.

3. Você poderia falar dos seus resultados preliminares?

R: Eu fiz vários testes para entender a técnica. Os melhores resultados foram na aplicação de carregamentos, com pesos de 1,2 e 5 kg. O experimento foi feito em ambiente controlado, onde a luz era uniforme. Também fiz uso da microscopia. Os resultados deste teste foram comparados com os resultados numéricos e a diferença entre eles é de 0.3 mm, o que é um bom resultado.

4. Quais seriam as aplicações mais importantes da sua pesquisa?

R: Eu acho que as aplicações mais importantes seriam na indústria dos materiais. Com esta técnica poderiam ser detectados os deslocamentos e deformações que eles sofrem, por causa de diversos carregamentos, com o objetivo de tratar ou remediar falhas em estruturas mecânicas.

 5. Quais são as indústrias que poderiam aproveitar essa tecnologia?

R: A correlação digital de imagens utiliza técnicas de processamento digital de imagens, que permite obter o campo de deslocamento de um objeto em regiões de interesse. Sendo assim, é uma técnica aplicada na Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Ciências de Materiais e na Engenharia Biomédica.

6. Gostaria de fazer mais algum comentário?

R: Eu acho importante salientar que a diferença entre a DIC e as outras técnicas de medição convencionais é que ela permite a medição de modo não invasivo, visto que não destrói o material. Além disso, tem uma boa relação custo benefício, já que só precisa de uma câmera, um computador e o material a ser estudado.

Postado por Monoaranha às 15:00.
Marcadores: entrevista, DIC, engenharia de materiais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário