domingo, 20 de março de 2016

Entrevista realizada por Ingris

03 de março de 2016.

Entrevista com a médica veterinária Carla Resende, mestranda em Reprodução Animal, sobre sua vida profissional e seu projeto de mestrado.  


1.  O que você faz atualmente e qual é sua linha de pesquisa?

R/: Eu me formei em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente, faço mestrado na linha de pesquisa de Produção e Reprodução Animal, em Ciências Veterinárias, também na UFLA.

2.  Qual é seu projeto de mestrado?

R/: Meu projeto tem como título a descrição do papel IGF-1 e glutation reduzida na criotolerância do sêmen suíno.

3.  Fale um pouco de seu projeto e o objetivo dele?

R/: O IGF-1 melhora as condições de crioresistência espermática e sobrevivência celular. O efeito dessa modulação celular, associado à proteção da estrutura nucleoproteica pela glutationa, poderá levar a célula a uma maior criotolerância e longevidade. Para tanto, o objetivo de meu experimento é descrever a resistência de uma modulação molecular, via IGF-1, nas vias de crioresistência espermática; como esse hormônio atua nessas vias e a associação dessa modulação com a proteção da estrutura nucleoproteica pelo GSH, proporcionando uma maior criotolerância nos espermatozoides suínos.

4.  Qual é a importância do projeto?

R/: Com o crescimento da população mundial há necessidade de maior produção de alimentos. Sendo a carne suína, a carne de crescente demanda, o Brasil tem se destacado pela elevada eficiência na produção associada à excelente qualidade da carne. Então, as técnicas reprodutivas ainda apresentam uma série de limitações, como o uso de sêmen congelado, sendo  baixa a viabilidade desse material quando  criopreservado. Esta técnica é umas das principais biotecnias aplicadas à reprodução animal, sendo de fundamental importância para a eficiência reprodutiva do rebanho. Por meio dela é possível aperfeiçoar as técnicas de FIV (fertilização in vitro) e TE (transferência de embriões) proporcionando um vasto intercâmbio do material genético de alto valor, com consequente melhoramento genético dos rebanhos.

5.  Qual é a principal dificuldade encontrada em seu trabalho?

R/: Meu experimento ainda não teve início. Estamos na fase inicial de realizar cronogramas, descrever a parte prática, comprar todos os materiais necessários e realizar os testes iniciais. Por isso, neste momento, as principais dificuldades estão sendo organizar e planejar tudo.

6.  Qual é a parte que você mais gosta de seu projeto e como enriquece sua vida profissional?

R/: Sempre me identifiquei com a reprodução animal dentro da Medicina Veterinária, principalmente trabalhando com pesquisas na área de laboratório. A maior parte de meu projeto será realizada em laboratório e isso é algo que eu gosto. Por haver muitas análises, isto será muito bom para meu aprendizado e, desta forma, enriquecerá a minha vida profissional me ajudando a crescer profissionalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário