segunda-feira, 21 de março de 2016

Entrevista realizada por Ivan


Sexta-feira, 29 de janeiro de 2016.

Entrevista feita com a advogada Tamara Varas, que está estudando para o doutorado, na área de Sociologia do Direito.

     1- Partindo de sua experiência profissional, de que se trata sua pesquisa?

R/: Minha pesquisa está vinculada às “Clinicas Jurídicas”.  É uma pesquisa na área de Sociologia do Direito, com a finalidade de ensinar aos estudantes avançados, dos últimos anos (5º ano de graduação em Direito), os aspetos práticos, mas que não estejam só ligados à Advocacia Individualista, mas também associado à Advocacia Social. São questões que têm mais a ver com efeitos gerais, com casos coletivos, com processos que vão resolver situações que são de muitas pessoas e não de algumas.

2- Qual é a finalidade de pesquisar esta temática?

R/: A finalidade de minha pesquisa é mostrar aos estudantes que existem outras formas de fazer Direito, que não é só a forma neoliberal, que sempre se ensina nas universidades de Direito atuais,  mas que também têm outras formas de fazer Direito, de fazer justiça e que tem a ver com Advocacia popular e social.

33-  Como sua pesquisa influi na comunidade social?

R/: Acho que minha pesquisa contribui com a comunidade no sentido de criar profissionais de Direito mais conscientes dos problemas sociais que temos na atualidade nas sociedades latino-americanas. Meu objetivo é criar consciência social nos profissionais da área e menos consciência neoliberal.

44- Existem muitas pesquisas feitas no mundo sobre esta temática?

R/: No mundo têm pesquisas feitas. Os pioneiros foram os pesquisadores dos Estados Unidos, conformando os “Critical Legal Studies”. Também existem pesquisas na Austrália, na América Latina e, agora, na Europa.

55- Se você tiver que vincular sua pesquisa com outras temáticas importantes atualmente, qual consideraria?

R/: Se eu tiver que vincular minha pesquisa com outras temáticas acho que seria com o Direito, a Sociologia em geral, com a Ética Profissional, com os perfis profissionais do Direito que nós esperamos na sociedade toda.

66- Em termos ambientais, sua pesquisa prejudica ou contribui? Se ela contribui, qual é a forma de contribuição?

R/: Se consideramos que minha pesquisa contribui positivamente no ambiente social, justamente para gerar consciências justas, globais, ajuda a combater muito bem a corrupção que existe nos governos de diferentes países.

Postado por: Ivan Delgado às 16hs.
Marcadores: entrevista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário