domingo, 20 de março de 2016

Entrevista realizada por Jorge

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016.

Entrevista com a zootecnista Marina Alves Gomez Lemes, doutoranda do programa de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, que respondeu um pequeno questionário sobre seu projeto de pesquisa.

1.      Por favor, nos fale sobre sua formação como estudante. Qual é a linha de pesquisa em que você trabalha?

R/: Eu sou formada em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Fiz mestrado nessa mesma instituição e, atualmente, estou no doutorado, atuando na linha de pesquisa de Nutrição Funcional de Matrizes Suínas, sob a orientação do professor Márvio Loão Teixeira de Abreu.

2.      Qual é o tema geral da sua pesquisa de doutorado?

R/: O tema geral da minha pesquisa é a suplementação de aminoácidos funcionais na nutrição de fêmeas suínas gestantes e seus efeitos sobre o desenvolvimento fetal.

3.      O que levou você a pesquisar sobre esse assunto?

R/: As fêmeas suínas atuais foram melhoradas para aumentar o número de leitões nascidos vivos. Entretanto, a qualidade dos leitões nascidos foi piorada, o que levou a perdas econômicas no sistema, sendo que os leitões nascidos apresentavam baixo peso, alta mortalidade e queda no desempenho durante todo o ciclo produtivo. Tudo isto está associado à nutrição durante a fase de gestação. Diante disso, pretendo avaliar a utilização de arginina como aminoácido funcional durante a gestação e seus efeitos sobre o desenvolvimento fetal.

4.      Quais são os objetivos da sua pesquisa?

R/: Nós tivemos como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de arginina durante a gestação sobre o desenvolvimento fetal de suínos.
.
5.      Qual vai ser a equipe que trabalhará para cumprir seus objetivos?

R/: A equipe estará composta, principalmente, pelos professores das áreas envolvidas no experimento que inclui os departamentos de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFLA, e pelo pessoal do Núcleo de Estudos em Suinocultura (NESUI).

6.      Onde vai ser desenvolvido seu experimento de doutorado?

R/: A parte de campo vai ser no Centro Experimental de Suínos da UFLA, localizado aqui no campus mesmo e as análises laboratoriais ocorrerão nos laboratórios dos departamentos de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFLA e da Universidade Federal de Viçosa.

7.      Quais são suas expetativas em relação aos resultados da pesquisa?

R/: Nossa equipe pretende mostrar a viabilidade da utilização da arginina como aminoácido funcional na ração de fêmeas suínas gestantes, para oferecer aos produtores de suínos de nosso país uma ferramenta para aumentar a produtividade de suas empresas e, com isso, a lucratividade.

8.      Quais são as principais contribuições de sua pesquisa para a ciência?

R/: As principais contribuições da pesquisa estão encaminhadas na descoberta dos verdadeiros efeitos desse aminoácidos nas funções reprodutivas dos mamíferos, abrindo um grande campo de estudo, não só para aumentar a produtividade do sistema de criação de suínos, mas também para novas pesquisas na área de saúde humana.

Postado por Jorge Yair Pérez Pelencia às 16:00 horas.
Marcador: entrevista.


Um comentário:

  1. Achei que segundo as informações obtidas pelo entrevistador a doutoranda já tem uma visão clara da pesquisa a ser desenvolvida, as perguntas permitiram obter uma boa visão do trabalho.

    ResponderExcluir